DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO
Publicado em: 03/03/2021 | Edição: 41 | Seção: 1 | Página: 28
Órgão: Ministério da Infraestrutura/Agência Nacional de Transportes Terrestres/Superintendência de Serviços de Transportes Rodoviário e Multimodal de Cargas
PORTARIA Nº 90, DE 1º DE MARÇO DE 2021
A SUPERINTENDENTE DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO E MULTIMODAL DE CARGAS - ANTT, no uso de suas atribuições, e em conformidade com a Resolução nº 5.867, de 14 de janeiro de 2020, na redação dada pela Resolução nº 5.923, de 18 de janeiro de 2021, resolve:
Art. 1º Reajustar os coeficientes dos pisos mínimos previstos no Anexo II da Resolução nº 5.867, de 14 de janeiro de 2020, em razão do disposto no §3º do art. 5º da Lei nº 13.703, de 8 de agosto de 2018, que passam a vigorar nos termos do Anexo a esta Portaria.
Art. 2º Alterar o item xviii. Pcomb: Preço de mercado do combustível praticado na bomba dos postos de varejo: Preço de mercado do combustível praticado na bomba dos postos de varejo, da Portaria SUROC nº 25, de 20 de janeiro de 2021, que passa a vigorar com a seguinte redação:
"xviii. Pcomb: Preço de mercado do combustível praticado na bomba dos postos de varejo: Preço de mercado do combustível praticado na bomba dos postos de varejo: R$ 4,25 por litro, referente à semana de 21/02 a 27/02 de 2021, Diesel (S10), média Brasil - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP." (NR)
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data da sua publicação.
ROSIMEIRE LIMA DE FREITAS
ANEXO II
COEFICIENTES DOS PISOS MÍNIMOS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA
TABELA A - TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA LOTAÇÃO
#Tipo de carga |
Coeficiente de custo |
unidade |
Número de eixos carregados do veículo combinado |
|||||||
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
9 |
||||
1 |
Granel sólido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,1406 |
2,6987 |
3,1378 |
3,5303 |
4,0143 |
4,4012 |
5,0205 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
208,46 |
239,19 |
263,30 |
277,11 |
307,67 |
357,60 |
387,88 |
||
2 |
Granel líquido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,1746 |
2,7416 |
3,1632 |
3,6026 |
4,0866 |
4,5080 |
5,1267 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
213,57 |
246,75 |
261,81 |
288,53 |
319,08 |
378,50 |
408,64 |
||
3 |
Frigorificada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,5627 |
3,2115 |
3,7501 |
4,2983 |
4,8539 |
5,2278 |
5,9503 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
244,72 |
276,19 |
310,99 |
350,30 |
380,86 |
427,21 |
461,79 |
||
4 |
Conteinerizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,6879 |
3,1325 |
3,5287 |
4,0127 |
4,4018 |
5,0151 |
|
Carga e descarga (CC) |
R$ |
236,21 |
261,81 |
276,67 |
307,22 |
357,74 |
386,40 |
|||
5 |
Carga Geral |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,1347 |
2,6879 |
3,1325 |
3,5287 |
4,0127 |
4,4018 |
5,0151 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
206,83 |
236,21 |
261,81 |
276,67 |
307,22 |
357,74 |
386,40 |
||
6 |
Neogranel |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
1,9012 |
2,6879 |
3,1476 |
3,5287 |
4,0127 |
4,4018 |
5,0151 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
206,83 |
236,21 |
265,97 |
276,67 |
307,22 |
357,74 |
386,40 |
||
7 |
Perigosa (granel sólido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,6798 |
3,2379 |
3,7045 |
4,0970 |
4,5810 |
4,9759 |
5,5952 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
311,87 |
342,60 |
371,91 |
385,72 |
416,28 |
468,41 |
498,70 |
||
8 |
Perigosa (granel líquido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,7311 |
3,2981 |
3,7319 |
4,1712 |
4,6552 |
5,0846 |
5,7034 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
325,99 |
359,16 |
379,43 |
406,14 |
436,70 |
498,32 |
528,46 |
||
9 |
Perigosa (frigorificada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,9864 |
3,6352 |
4,1947 |
4,7430 |
5,2986 |
5,6829 |
6,4053 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
319,75 |
351,22 |
392,78 |
432,09 |
462,65 |
511,87 |
546,45 |
||
10 |
Perigosa (conteinerizada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,9399 |
3,4120 |
3,8083 |
4,2923 |
4,6893 |
5,3027 |
|
Carga e descarga (CC) |
R$ |
303,16 |
333,97 |
348,82 |
379,38 |
432,11 |
460,76 |
|||
11 |
Perigosa (carga geral) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,3868 |
2,9399 |
3,4120 |
3,8083 |
4,2923 |
4,6893 |
5,3027 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
273,78 |
303,16 |
333,97 |
348,82 |
379,38 |
432,11 |
460,76 |
||
12 |
Carga Granel Pressurizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,6729 |
4,1569 |
5,2285 |
||||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
316,31 |
346,87 |
445,08 |
Nota: As células sem valores de coeficiente de custos se referem a veículos combinados com número de eixos não utilizadas para o tipo de carga avaliado no mercado de transporte rodoviário de cargas do Brasil
TABELA B - OPERAÇÕES EM QUE HAJA A CONTRATAÇÃO APENAS DO VEÍCULO AUTOMOTOR DE CARGAS
#Tipo de carga |
Coeficiente de custo |
unidade |
Número de eixos carregados do veículo combinado |
|||||||
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
9 |
||||
1 |
Granel sólido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,8914 |
3,1866 |
3,6706 |
3,9305 |
4,3309 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
239,30 |
248,22 |
278,78 |
315,68 |
329,51 |
||||
2 |
Granel líquido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,9222 |
3,2173 |
3,7013 |
3,9612 |
4,3616 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
239,30 |
248,22 |
278,78 |
315,68 |
329,51 |
||||
3 |
Frigorificada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,4471 |
3,8052 |
4,3608 |
4,6288 |
5,1167 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
271,42 |
280,34 |
310,90 |
350,00 |
363,83 |
||||
4 |
Conteinerizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,8914 |
3,1866 |
3,6706 |
3,9305 |
4,3309 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
239,30 |
248,22 |
278,78 |
315,68 |
329,51 |
||||
5 |
Carga Geral |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,8914 |
3,1866 |
3,6706 |
3,9305 |
4,3309 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
239,30 |
248,22 |
278,78 |
315,68 |
329,51 |
||||
6 |
Neogranel |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,8914 |
3,1866 |
3,6706 |
3,9305 |
4,3309 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
239,30 |
248,22 |
278,78 |
315,68 |
329,51 |
||||
7 |
Perigosa (granel sólido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,4581 |
3,7532 |
4,2372 |
4,5052 |
4,9055 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
347,91 |
356,83 |
387,39 |
426,50 |
440,32 |
||||
8 |
Perigosa (granel líquido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,4909 |
3,7860 |
4,2700 |
4,5379 |
4,9383 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
356,92 |
365,84 |
396,39 |
435,50 |
449,33 |
||||
9 |
Perigosa (frigorificada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,8917 |
4,2499 |
4,8055 |
5,0839 |
5,5717 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
353,21 |
362,13 |
392,69 |
434,66 |
448,49 |
||||
10 |
Perigosa (conteinerizada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,1710 |
3,4661 |
3,9501 |
4,2181 |
4,6184 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
311,46 |
320,38 |
350,93 |
390,04 |
403,87 |
||||
11 |
Perigosa (carga geral) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,1710 |
3,4661 |
3,9501 |
4,2181 |
4,6184 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
311,46 |
320,38 |
350,93 |
390,04 |
403,87 |
||||
12 |
Carga Granel Pressurizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,1866 |
3,6706 |
4,3309 |
||||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
248,22 |
278,78 |
329,51 |
Nota: As células sem valores de coeficiente de custos se referem a veículos combinados com número de eixos não utilizadas para o tipo de carga avaliado no mercado de transporte rodoviário de cargas do Brasil
TABELA C - TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA LOTAÇÃO DE ALTO DESEMPENHO
#Tipo de carga |
Coeficiente de custo |
unidade |
Número de eixos carregados do veículo combinado |
|||||||
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
9 |
||||
1 |
Granel sólido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
1,9294 |
2,4158 |
2,8441 |
3,2044 |
3,6171 |
3,9069 |
4,4556 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
90,21 |
96,84 |
109,50 |
112,48 |
119,06 |
132,99 |
139,52 |
||
2 |
Granel líquido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
1,9514 |
2,4410 |
2,8729 |
3,2500 |
3,6628 |
3,9649 |
4,5134 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
91,32 |
98,47 |
109,19 |
114,94 |
121,52 |
137,50 |
143,99 |
||
3 |
Frigorificada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,3372 |
2,9127 |
3,4291 |
3,8857 |
4,3701 |
4,6609 |
5,3028 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
109,63 |
116,41 |
133,62 |
142,09 |
148,68 |
162,78 |
170,23 |
||
4 |
Conteinerizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,4119 |
2,8421 |
3,2038 |
3,6166 |
3,9071 |
4,4537 |
|
Carga e descarga (CC) |
R$ |
96,19 |
109,19 |
112,39 |
118,97 |
133,02 |
139,20 |
|||
5 |
Carga Geral |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
1,9272 |
2,4119 |
2,8421 |
3,2038 |
3,6166 |
3,9071 |
4,4537 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
89,86 |
96,19 |
109,19 |
112,39 |
118,97 |
133,02 |
139,20 |
||
6 |
Neogranel |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
1,6938 |
2,4119 |
2,8476 |
3,2038 |
3,6166 |
3,9071 |
4,4537 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
89,86 |
96,19 |
110,08 |
112,39 |
118,97 |
133,02 |
139,20 |
||
7 |
Perigosa (granel sólido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,2978 |
2,7843 |
3,2415 |
3,6018 |
4,0146 |
4,3129 |
4,8617 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
124,10 |
130,72 |
146,75 |
149,73 |
156,31 |
171,66 |
178,19 |
||
8 |
Perigosa (granel líquido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,3163 |
2,8059 |
3,2513 |
3,6285 |
4,0412 |
4,3520 |
4,9005 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
127,14 |
134,29 |
148,37 |
154,13 |
160,71 |
178,11 |
184,60 |
||
9 |
Perigosa (frigorificada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,6775 |
3,2529 |
3,7921 |
4,2488 |
4,7331 |
5,0352 |
5,6771 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
140,88 |
147,66 |
169,24 |
177,71 |
184,30 |
200,25 |
207,71 |
||
10 |
Perigosa (conteinerizada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,5782 |
3,0374 |
3,3991 |
3,8118 |
4,1110 |
4,6576 |
|
Carga e descarga (CC) |
R$ |
122,22 |
138,58 |
141,78 |
148,36 |
163,84 |
170,01 |
|||
11 |
Perigosa (carga geral) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,0936 |
2,5782 |
3,0374 |
3,3991 |
3,8118 |
4,1110 |
4,6576 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
115,89 |
122,22 |
138,58 |
141,78 |
148,36 |
163,84 |
170,01 |
||
12 |
Carga Granel Pressurizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,2555 |
3,6683 |
4,5303 |
||||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
120,93 |
127,51 |
151,84 |
Nota: As células sem valores de coeficiente de custos se referem a veículos combinados com número de eixos não utilizadas para o tipo de carga avaliado no mercado de transporte rodoviário de cargas do Brasil
TABELA D - OPERAÇÕES EM QUE HAJA A CONTRATAÇÃO APENAS DO VEÍCULO AUTOMOTOR DE CARGAS DE ALTO DESEMPENHO
#Tipo de carga |
Coeficiente de custo |
unidade |
Número de eixos carregados do veículo combinado |
|||||||
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
9 |
||||
1 |
Granel sólido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,6536 |
2,9279 |
3,3407 |
3,5339 |
3,9020 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
104,33 |
106,26 |
112,84 |
123,96 |
126,94 |
||||
2 |
Granel líquido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,6843 |
2,9586 |
3,3714 |
3,5646 |
3,9327 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
104,33 |
106,26 |
112,84 |
123,96 |
126,94 |
||||
3 |
Frigorificada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,2183 |
3,5556 |
4,0400 |
4,2418 |
4,6975 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
125,10 |
127,02 |
133,60 |
146,15 |
149,13 |
||||
4 |
Conteinerizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,6536 |
2,9279 |
3,3407 |
3,5339 |
3,9020 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
104,33 |
106,26 |
112,84 |
123,96 |
126,94 |
||||
5 |
Carga Geral |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,6536 |
2,9279 |
3,3407 |
3,5339 |
3,9020 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
104,33 |
106,26 |
112,84 |
123,96 |
126,94 |
||||
6 |
Neogranel |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,6536 |
2,9279 |
3,3407 |
3,5339 |
3,9020 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
104,33 |
106,26 |
112,84 |
123,96 |
126,94 |
||||
7 |
Perigosa (granel sólido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,0510 |
3,3254 |
3,7381 |
3,9399 |
4,3080 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
141,58 |
143,50 |
150,09 |
162,63 |
165,61 |
||||
8 |
Perigosa (granel líquido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,0628 |
3,3371 |
3,7499 |
3,9517 |
4,3198 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
143,52 |
145,44 |
152,03 |
164,57 |
167,55 |
||||
9 |
Perigosa (frigorificada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,5813 |
3,9187 |
4,4031 |
4,6161 |
5,0717 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
160,72 |
162,64 |
169,22 |
183,62 |
186,60 |
||||
10 |
Perigosa (conteinerizada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,8489 |
3,1232 |
3,5360 |
3,7378 |
4,1059 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
133,72 |
135,65 |
142,23 |
154,77 |
157,75 |
||||
11 |
Perigosa (carga geral) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,8489 |
3,1232 |
3,5360 |
3,7378 |
4,1059 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
133,72 |
135,65 |
142,23 |
154,77 |
157,75 |
||||
12 |
Carga Granel Pressurizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,9279 |
3,3407 |
3,9020 |
||||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
106,26 |
112,84 |
126,94 |
Nota: As células sem valores de coeficiente de custos se referem a veículos combinados com número de eixos não utilizadas para o tipo de carga avaliado no mercado de transporte rodoviário de cargas do Brasil
Este conteúdo não substitui o publicado na versão certificada.
Notícias Relacionadas
NOVO PISO MINIMO DE FRETE - com reajuste do DIESEL
O SUPERINTENDENTE DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO E MULTIMODAL DE CARGAS - ANTT, no uso da atribuição que lhe confere a alínea "b", do artigo 1º da Portaria DG/ANTT...
REAJUSTE DO PISO MINIMO DE FRETE
PORTARIA Nº 13, DE 5 DE JUNHO DE 2023 O SUPERINTENDENTE DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO E MULTIMODAL DE CARGAS - ANTT, no uso da atribuição que lhe confere a alínea "b...