A Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7) o Projeto de Lei 528/2015, que cria um piso nacional mínimo para o valor do frete.
O presidente da CNTTL, Paulo João Estausia, o Paulinho, comemorou essa vitória e reforça que essa medida vai garantir condições dignas aos caminhoneiros.
“Esta é uma das principais reivindicações dos debates no Fórum Permanente para o Transporte Rodoviário de Cargas do Ministério dos Transportes (TRC). O caminhoneiro hoje trabalha abaixo do valor técnico, gasta muito por quilometro rodado e ainda ganha muito mal. A criação do piso evitará a exploração do trabalho.”, explica.
O transportador autônomo de cargas e também membro do TRC, Carlos Alberto Litti Dahmer, destaca que a criação do piso nacional garantirá a sobrevivência de milhares de caminhoneiros.
“Assim como o salário mínimo hoje é uma referência, também buscamos um valor mínimo de frete que ajudará uma demanda de mais 300 mil caminhões, que trabalham hoje abaixo do valor do frete, ou seja, abaixo do custo, sendo impossível de se sobreviver. A aprovação do PL 528 vai regular e tabelar o mercado para que não haja exploração”, relata.
O projeto agora segue para aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Original: http://cnttl.org.br/noticia/7088/vitoria-dos-caminhoneiros-criacao-de-piso-minimo-para-frete-e-aprovada-pela-comissao-de-viacao-e-tra#
Siga-nos no Facebook: facebook.com/cnttl.cut
Assessoria de Imprensa: Mídia Consulte Comunicação Criativa & Marketing
Notícias Relacionadas
ANTT atualiza valor do tempo adicional de carga e descarga
ANTT atualiza valor do tempo adicional de carga e descarga Com a atualização, o valor de R$ 2,21 passa a ser de R$ 2,29 Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou a atualiza&cced...
LEI Nº 14.599, DE 19 DE JUNHO DE 2023
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º A Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro),...