Escrito por Cláudio da Costa Oliveira, 16 de fevereiro de 2022
Como já amplamente divulgado, para determinar os preços dos combustíveis em suas refinarias a Petrobrás adota o chamado Preço de Paridade de Importação (PPI).
Ocorre que o PPI, cujo calculo tem como principais fatores o preço internacional dos combustíveis e a variação cambial da moeda brasileira (real) em relação ao dólar americano, na verdade tem seu valor alterado a todo instante.
Portanto, para retratar fielmente o PPI, a Petrobrás teria de alterar seus preços a todo instante, o que seria impraticável.
Então o que a companhia faz é tentar manter os seus preços sempre o mais próximo possível do PPI, onde pequenas variações para mais são compensadas por pequenas variações para menos.
A empresa só tem justificativa para alterar seus preços quando a variação é mais forte e por períodos maiores.
Recentemente lançado o “Sinalizador Soberano”, é uma gráfico que mostrar em %, quanto o preço da Petrobrás está acima ou abaixo do PPI, com atualizações diárias.
Acesse o link e acompanhe diaramente essa evolução:
Notícias Relacionadas
ANTT atualiza valor do tempo adicional de carga e descarga
ANTT atualiza valor do tempo adicional de carga e descarga Com a atualização, o valor de R$ 2,21 passa a ser de R$ 2,29 Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou a atualiza&cced...
LEI Nº 14.599, DE 19 DE JUNHO DE 2023
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º A Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro),...