PISO MINIMO DE FRETE É LEI E MULTA PODE SER COBRADA

Notícia publicada em 17/02/2021 às 17:52 -
PISO MÍNIM...

O Piso Mínimo de frete é uma luta travada pelos Transportadores Autônomos de Cargas há muitos anos. No ano de 2018, foi promulgada a Lei 13.703, que institui a Politica de preços para o  piso mínimo de frete. Ocorre que desde sua promulgação tornou-se alvo de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), produzida pelos mariores interessados de que nao funcione, ou seja, Confederação Nacional da Industria – CNI e Confederação Nacional da Agricultura (CNA) O relator da ADIN, Ministro Luís Fux, ainda não agendou o julgamento em plenário sobre a constitucionalidade da Lei.

Diante dafaltadeagendamentodejulgamentodessaação,oMinistrorelatordaAçãoDiretade Inconstitucionalidade, determinou a suspensão, em todos os graus de jurisdição, de todas as demandas em território nacional que versem sobre a aplicação da referida lei. No entanto, no dia 12 de dezembro de 2018, revogou a liminar por ele concedida e liberou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para multar os transportadores que não seguissem opagamento do PISO MINIMO DE FRETE.

Ainda, a Ministra Carmem Lúcia, atenta às decisões do relator da ADIN, concedeu liminar para que prosseguisse a tramitação da ação judicial movida por caminhoneiros que reivindicam a indenização por descumprimento da Lei 13.703. Diante de tal decisões, outros transportadores autônomos têm conseguido dar seguimento às suas ações em todo o territórionacional.

Dessa forma, utilizando-se das decisões já prolatadas pelos Ministros do Supremo Tribunal Federal, temseconseguidoconfirmaravalidadedoPISO MINIMO DE FRETEegarantiraaplicaçãodasmultaspelo descumprimento. Ainda, a fim de garantir o cumprimento da LEI 13703, o transportador que receber abaixo do preço estipulado para o referido frete, pode buscar o poder judiciário para cobrar o dobro da diferença pelo descumprimento  do PISO MINIMO DE FRETE  como forma deindenização.

VALORIZE TUA LUTA E BUSQUE O TEU DIREITO.

                                                               Isabela Albarello Dahmer -  Bacharel em Direito

Notícias Relacionadas


ANTT REAJUSTA PISO MINIMO DE FRETE DEVIDO A ALTA DO COMBUSTIVEL

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Publicado em: 03/03/2021 | Edição: 41 | Seção: 1 | Página: 28 Órgão: Minist&e...


Serviços para o filiado